Categorias
ENTRETERIMENTO TOCANTINS

Alunas de São Félix são vencedoras regionais do concurso Cineastas 360º

Alunos do Colégio Estadual de São Félix do Tocantins

As alunas Clarine Ribeiro Sousa, Sandy Alice Silva Santos e Talita Corado Dias da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, de São Félix do Tocantins, foram vencedoras da fase regional do projeto Cineastas 360º, edição 2019. Elas concorreram com o documentário O caminho, que retrata a dificuldade de alguns estudantes chegarem à escola, onde tem a travessia em balsa ou em jangada.

Cineastas 360º é um projeto-piloto de empoderamento digital, idealizado pela organização social Recorde, em parceira com o Facebook Brasil, que capacita alunos e educadores de escolas públicas de todo o país a usarem a tecnologia de vídeo 360º para produzir filmes que abordam questões do cotidiano da comunidade.

Ao desenvolver o projeto, alunos e professores aprenderão a desenvolver roteiros, filmar usando a tecnologia 360º e editar os vídeos. O melhor filme de cada região do país será apresentado no Festival Nacional, que será realizado em Brasília, no período de 9 a 12 de junho.

Atuaram como responsáveis pelo projeto a diretora da escola, Josélia Pereira dos Santos, as professoras Josiene Carvalho Nunes, Eliane Gomes Nunes e Jéssica Soares Honorato.

Josélia explicou que a escola participou do concurso com as produções: Ouro do Cerrado, sobre o Capim Dourado; A vida no Quilombo da Prata, retratando o dia a dia dos moradores; Impacto do homem ao meio ambiente; e a produção vencedora, O caminho. Paralelo ao Festival Nacional, será realizada a I Mostra Escolas de Impacto 360º – Imersões Brasileiras.

A escola recebeu um kit com materiais tecnológicos composto por headsets, aparelhos celulares, câmeras Gear 360º e fones de ouvido.

“Participar desse projeto foi um desafio, não tínhamos familiaridade com a tecnologia, nosso município é pequeno, de difícil acesso e de poucas oportunidades. Nossos alunos puderam conhecer mais a nossa realidade e se perceberem como agentes transformadores, através do empoderamento digital. Os nossos estudantes estão encantados, sonhando com o momento, pois, participar do Festival Nacional representará uma oportunidade única”, contou a diretora Josélia.

A Escola também ficou encarregada de produzir um documentário para ser apresentado no festival.

Fotos: Educação/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *